close
Casa de Fados
Ao Som do Melhor Fado
Todos os dias (Excepto Quartas-Feiras)
20:00 - 02:00
Jantares
20:00 - 23:00
 
Tel: 213 428 314 | 213 461 204
Email: info@asevera.com
 

Casa de Fados

Bairro Alto

O fado é de natureza portuguesa, é símbolo do país, da nossa cultura e de cada um de nós. Localizada num dos mais antigos e emblemáticos bairros da cidade, o Bairro Alto, a Severa é uma ótima opção para ouvir as vozes que cantam a saudade.

Esta casa, é uma escolha excelente para um jantar com fado em Lisboa. Com capacidade para mais de 100 pessoas, A Severa é um restaurante bem iluminado e acolhedor, rodeado de tijoleira, que forma várias paisagens de Lisboa.

Vai poder apreciar a letra e sentir a melodia. As apresentações são cheias de sentimento e é muito fácil que se emocione durante as atuações.

 

A Severa

Fado

O Fado é a expressão cantada de um estado de alma, melancólico ou alegre, de elogio ou de sátira. A palavra – do latim Fatum – significa Previsão: a Vida preconizada pelo Oráculo e que nada poderá alterar.

MARIA SEVERA, uma cantadeira cigana, que foi a mais célebre intérprete do Fado, do seu tempo (século XIX).

Filha de uma portuguesa de Ovar e de um cigano, cedo surpreendeu Lisboa com a sua beleza exótica e o seu cantar expressivo. Por ela se apaixonou o 13.0 Conde de Mimoso. Esse amor condenável satisfez as intrigas da corte e inspirou dramaturgos e poetas.

Há quem julgue triste a alma portuguesa, porque o fado é geralmente triste; porém, supor que uma canção possa encerrar a psique de um povo é o mesmo que procurar, num copo de água, a imagem do mar.

 

Quanta Vida há nas nossas danças e canções folclóricas

Marcha da "A Severa"

Quem vier visitar o Bairro Alto

P`ra ouvir esta canção sempre sincera.

Não poderá passar sem dar um salto

Ao Restaurante Típico “A Severa”

(…)